Apesar da chuva que caiu hoje pela manhã, cerca de 60 manifestantes estiveram na passeata pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, lembrado todo dia 21 de setembro.
O manifesto aconteceu entre as praças Frei Baraúna e Coronel Fernando Prestes e teve por objetivo chamar a atenção da comunidade sorocabana para a problemática da acessibilidade e mobilidade urbana.
Vale lembrar que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros, que correspondem a 23% do total da população, se declararam Pessoas com deficiências, enquanto apenas as capitais contam, em partes, com acessibilidade urbana.
Apos a Passeata foi lida uma de CARTA DE REIVINDICAÇÕES que será entregue ao Prefeito de Sorocaba:
Sorocaba, 20 de Setembro de 2014.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência organizou o evento “Passeata em Comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”. Visando garantir a participação efetiva dos cidadãos Sorocabano na luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.
- Acessibilidade nas vias, passeios e equipamentos;
- Inclusão, Plano Diretor, de ações voltadas á garantia dos direitos das pessoas com deficiência;
- Ampliação da frota de Transporte Especial, visando atender a demanda reprimida de aproximadamente 200 solicitações;
- Manutenção da frota de transporte coletivo e das vias públicas;
- Capacitação dos motoristas, agentes de bordo, fiscais e orientadores do transporte coletivo, para atendimento de pessoas com diferentes tipos de deficiência;
- Implantação de um Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, equipamento previsto pela Política de Assistência Social em consonância com o Plano Nacional Viver sem Limite;
- Implantação de Centro Especializado em Reabilitação, equipamento previstos pela Política de Saúde, atendendo ao proposto no Plano Nacional Viver sem Limite;
- Implantação de unidade da Rede Lucy Montoro;
- Fiscalização e rigidez maior da Prefeitura na liberação de obras, prezando pela acessibilidade;
- Fiscalização de calçadas particulares pela Prefeitura, prezando pela acessibilidade;
- Maior compromisso da Secretaria de Educação, na implantação de estratégia de inclusão: 1) disponibilização de tecnologia assistiva em tempo hábil; 2) garantir o auxiliar de educação em numero suficiente para cobrir ausência, permitindo que a criança com deficiência acesse a escola que quando o auxiliar falta; entre outros:
- Garantir, por parte da Secretaria Estadual de Educação, do direito à educação de crianças, adolescentes e jovens com deficiência.
Sendo o que havíamos para apresentar, nos colocar à disposição para esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Nenhum comentário:
Postar um comentário