quarta-feira, 29 de outubro de 2014

AGENDAMENTO TELEFÔNICO: Projeto de lei é aprovado em primeira discussão

Foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, na sessão de hoje da Câmara, o Projeto de Lei 319/2014, de autoria do vereador Rodrigo Manga (PP), que dispõe sobre a implantação de agendamento telefônico para solicitação de transporte de pacientes e acompanhantes para consultas, exames e demais procedimentos médicos na rede pública de Saúde de Sorocaba. “Hoje, para conseguir o transporte, os pacientes ou seus acompanhantes têm que se dirigir pessoalmente até a Casa do Cidadão onde têm cadastro para fazer a solicitação. Na maioria dos casos, essa pessoa está acamada e o acompanhante tem que depender do transporte coletivo para se dirigir ao local, fazendo com que o paciente passe várias horas sozinho, sem receber a medicação nos horários determinados, prejudicando o tratamento, e colocando em risco sua segurança”, justifica Manga.

O atendimento telefônico proposto no projeto será realizado na própria Unidade de Saúde onde o paciente fez o cadastro anteriormente e também em todas as unidades de saúde informatizadas e integradas à rede de saúde. O paciente poderá agendar por telefone as próximas solicitações de transporte, indicando seu número de protocolo, carteira de identidade ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), para fins de atendimento sem a espera em filas e facilitando também o trabalho do servidor nas Unidades, já que o atendimento por telefone é mais rápido e objetivo. “Nossa proposta visa proporcionar um atendimento mais humanitário, mais rápido, mais econômico e sem espera em filas, combatendo a expansão das mazelas sociais em um momento em que as pessoas se encontram mais fragilizadas”, argumenta o vereador.

Conforme o projeto de lei de Manga, as Casas do Cidadão e as Unidades de Saúde deverão afixar, em local visível à população, os números de telefones disponíveis para a realização do agendamento do transporte necessário. O projeto deve voltar a pauta nas próximas sessões para ser votado em segunda discussão.


Assessoria de Imprensa – vereador Rodrigo Manga (PP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário