segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prefeitura faz melhoria à acessibilidade no Paço.

A Prefeitura de Votorantim começou a dar o primeiro passo para garantir a aplicação do conceito de acessibilidade aos deficientes, após a criação da Comissão da Acessibilidade na cidade. A rampa do Paço Municipal está passando por uma adaptação, por era considerada muito íngreme pelos cadeirantes e demais usuários. O segundo passo nesse sentido também já está sendo dado pela administração municipal, que é a instalação de um elevador no local. O Poder Público ainda não possui um prazo para que o equipamento esteja instalado, já que está fazendo uma cotação de preços, para então lançar um edital de licitação. A aposentada Regina Bernadete Abbad, que é cadeirante e representa a sociedade civil na Comissão, comemora essa atitude da Prefeitura, porém espera que todas as ideias e solicitações feitas nas reuniões realmente saiam do papel o quanto antes. "É preciso que todos entendam que o que estamos conseguindo não é luxo, e sim uma necessidade", argumenta.

Segundo informações da Prefeitura, alguns prédios que abrigam serviços públicos deverão ter prioridade no estudo de adaptações visando à acessibilidade, sendo que as definições deles aconteceram durante a última reunião da Comissão, ocorrida no dia 9. Os próprios municipais que receberão visitas e serão analisados para que sejam feitas as adaptações são o Paço Municipal, Secretaria de Saúde e a unidade de Pronto Atendimento (PA). Posteriormente, os outros prédios públicos e as praças do município passarão pelo mesmo estudo, porém a administração municipal relata que a implantação das adaptações dependerá de disponibilidade orçamentária. Além de fazer essa definição dos locais a serem adaptados, a Comissão também decidiu que será feito um levantamento de quantos idosos e deficientes moram no município.

Regina vê com bons olhos essa atitude da Prefeitura, já que espera há bastante tempo por melhorias nesse sentido na cidade, para que consiga se locomover sem problemas em qualquer lugar. "Há a necessidade de adequar a cidade em vários locais, tanto no âmbito de mobiliário, quanto de transportes. É bom ver que agora a Prefeitura está se preocupando com esse movimento de acessibilidade, mas a gente espera que tudo isso seja mostrado na prática", considera.

Segundo a aposentada, que é cadeirante, é importante ainda ter na Comissão de Acessibilidade pessoas que convivem diariamente com esses problemas, como ela, que procura fazer tudo sozinha. "Por isso eu fui convidada a fazer parte da Comissão, representando a sociedade civil. A gente anda na cidade, com dificuldade, então a gente conhece os problemas", relata. 

Associação

O coordenador da Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV), Jefferson Martinez, também considera a criação da Comissão de Acessibilidade um grande benefício à cidade, mas ainda espera que a Prefeitura inclua a Associação entre os membros da Comissão. "Eu acho que a gente poderia ajudar bastante a eles, já que temos conhecimento das legislações", ressalta, mencionando, principalmente, o decreto federal 5.296, de 2004, que deu um prazo de dez anos, que vencerá no ano que vem, para as cidades se adaptarem para garantir a livre locomoção dos deficientes em todos os locais. Segundo o Poder Público de Votorantim, um ofício foi enviado à ADV, para que envie um representante já para a próxima reunião da Comissão, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 17, às 15h, no Paço Municipal.

A Comissão foi criada no início deste mês, por meio de portaria do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), e é formada por integrantes das Secretarias da Cidadania, Segurança Comunitária, Trânsito e Transportes, Planejamento, Educação e Obras e Urbanismo, além de membros da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário